"Portanto, quer comais, quer bebais, ou façais outra qualquer coisa, fazei tudo para a glória de Deus". I Coríntios 10:31

segunda-feira, 2 de janeiro de 2012

Sinusite

“Sinusite é uma doença com base inflamatória e/ou infecciosa que acomete as cavidades existentes ao redor do nariz.”[1]
Os sintomas da doença são: dores de cabeça, secreção nasal (corisa) e pontos inchados e dolorosos na face.  Febre, cansaço, coriza, tosse, dores musculares e perda de apetite costumam estar presentes.
 Há dois tipos de sinusite: a aguda e a crônica. Caso não se cuide dela na fase aguda, ela pode se tornar crônica. A diferença básica da aguda para a crônica é que a última apresenta tosse (principalmente durante a noite) e pode não ter as dores no ceio da face e a febre.[2]
Há coisas simples que você pode fazer que ajudarão na cura ou redução dos sintomas, proporcionando uma melhor qualidade de vida:
- Abster-se de leite e derivados até a melhoria do quadro: Estes alimentos acabam aumentando a inflamação, por isso devem ser evitados leite, queijo, manteiga, etc, inclusive outros alimentos que os utilizam como chocolate, bolos, biscoitos...
- Diminuir a ingestão de açúcar: pois o mesmo enfraquece o sistema imunológico, necessário para a cura. Lembre-se que o açúcar é usado para adoçar vários alimentos, como o café, suco, refrigerante e doces em geral.
- Evitar produtos industrializados: eles carecem de nutrientes necessários para esse momento e contém agravantes como corante, açúcar e demais produtos químicos.
- Evitar frituras: elas enfraquecem o organismo.
- Diminuir a ingestão de carnes: principalmente frutos do mar, carne suína e embutidas e processadas.
- Beber muita água (pura): o aumento do líquido diluirá a secreção, facilitando sua eliminação. No mínimo 6 copos por dia.
- Evitar ambientes úmidos ou empoeirados. Quando o clima estiver muito seco, coloque uma vasilha com água para melhorar ar.
- Uso de alimentos crus como frutas e verduras: pois eles ajudam no combate a inflamação. Os principais para ajudar na sinusite são: Abacaxi, laranja, limão, maçã, melancia, melão, pêra, uva, agrião, cebola, cenoura e pepino. Podem ser ingeridos na forma de sucos.
- Usar própolis.
- Inalações: elas ajudam a eliminar as secreções que causam as dores na face. Temos três tipos de inalações para você escolher:
Lembre-se que essas dicas não substituem o tratamento com um profissional.
Água pura:  O material necessário é simples. Uma bacia de água e toalha. Você ferve a água e coloca na bacia. Coloque o rosto de frente à bacia e cubra completamente a cabeça com a toalha de modo que não saia vapor pelos lados por 10 minutos. Depois lave o  rosto com água fria. Repita diariamente até a eliminação completa da secreção.
Chá de buchinha-do-norte ou eucalipto: mesmo processo acima, mas a água quente deve ser colocada sobre a planta e deve ficar abafada por cerca de 5 minutos antes de começar a inalar o vapor.
Melhoras.


[1]ABC da Saúde. Disponível em: <http://www.abcdasaude.com.br/artigo.php?398> Acesso em: 02 Jan. 2012.
[2] Dr. Drauzio Varella. Disponível em: <http://drauziovarella.com.br/doencas-e-sintomas/sinusite/> Acesso em: 02 Jan. 2012.


Nenhum comentário:

Postar um comentário